Empresa

Surge em Janeiro de 1921 a Baldan, pequena e modesta como toda nova empresa. Fabricava e consertava na época carroças, charretes, arados e implementos agrícolas para os fazendeiros da região.

Com a necessidade de uma máquina para desdobrar toras, os irmãos Domingos e Nicolau tomam conhecimento de uma serra horizontal e aperfeiçoam-na. Amigos e vizinhos começam a encomendar a serra. Inicia-se a fama da máquina. A serra ultrapassa as fronteiras do Estado de São Paulo e ganha o Brasil.

Após várias alterações sociais, em 1964 associaram-se à empresa os filhos de Nicolau, que era então o único proprietário da empresa: João, Fernando, José e Nicolau Filho.

A empresa chegou a produzir 115 engenhos horizontais em apenas um mês.

O controle ambiental e a saturação do mercado escasseiam a venda e a fabricação das famosas serras horizontais, foi então que se adquiriram os modelos de máquinas para madeira da tradicional e conceituada empresa Penedo, de Limeira-SP.

Em 30 de Outubro de 1992, com a divisão de capital, o sócio Fernando Baldan fica com a parte industrial, denominando-se a empresa atual como Baldan Máquinas e Equipamentos Ltda.

Desse período em diante, a empresa passou a lançar novos modelos de máquinas (40 atualmente) e a fazer maiores investimentos em equipamentos mais sofisticados como tornos CNC e Centro de Usinagem para a usinagem de peças, guilhotinas e dobradeiras para a seção de corte e dobra de chapas e equipamentos mais sofisticados para o aumento de produção e qualidade da fundição proporcionando aos produtos Baldan maior qualidade e aumentando consideravelmente sua produção. São aproximadamente 50.000m2 de área, sendo 10.000m2 cobertos, com uma capacidade para produzir aproximadamente 750 máquinas por mês.